top of page
Hope Aussie - História

A HISTÓRIA DO AUSSIE

Um giro pelos fatos de uma raça apaixonante

Origem

 

O Pastor Australiano descende, em parte, de cães pastores trazidos junto com rebanhos espanhóis para América do Norte já em 1500. Há algumas especulações de que esses cães incluíam os Carea Leonés, um cão pastor da montanha que pode exibir a cor dos olhos azuis e a pelagem merle, encontrado em muitos pastores australianos contemporâneos.  Às vezes é alegado que o cão Pastor Basco e o Cão-Pastor Pireneus também estavam entre os ancestrais da raça.

A raça como é conhecida hoje desenvolveu-se na Califórnia no século XIX, como um cão de pastoreio de ovelhas para pastores californianos.  Acredita-se que o Pastor Australiano tenha se desenvolvido a partir de uma variedade de cães de pastoreio importados para a Califórnia com importações de ovelhas, incluindo os Collies da Austrália e Nova Zelândia. Foi a partir desses ancestrais que a raça tomou seu nome.

Img_hist_03.jpeg

Popularização

 

O Pastor Australiano se espalhou da Califórnia por todo o oeste dos Estados Unidos, onde se tornou extremamente popular entre os fazendeiros que valorizavam as qualidades de trabalho da raça junto às ovelhas da raça, bem como sua capacidade de lidar com gado e outros animais da fazenda. 

 

Uma raça puramente trabalhadora por mais de um século, o Pastor Australiano era praticamente desconhecido fora da indústria pecuária até meados do século XX, quando a raça foi popularizada por Jay Lister, um artista de rodeio, que impressionou multidões pelos estados ocidentais com seus pastores australianos realizando todos os tipos de truques.

Img_hist_02.jpeg

Reconhecimento

 

Além disso, o que ajudou na expansão da raça, foi a criação de clube, o Australian Shepherd Club of América, e, também, o reconhecimento do clube em 1979 pelo United Kennel Club. A raça, por sua vez, foi posteriormente reconhecida pelo American Kennel Club na década 90 e, mais tarde, pela Federation Cynologique Internationale. 

 

A partir do final do século XX, o Pastor Australiano é cada vez mais visto em shows de conformação e tornou-se um cão extremamente popular para a companhia.

 

Em 2019, foi classificado pelo American Kennel Club como a 15ª raça de cão mais popular dos Estados Unidos.

A Beleza

 

Porte, Atributos e as variações das cores do Pastor Australiano

 

O Pastor Australiano é uma raça atlética de médio porte; eles normalmente ficam entre 46 e 58 cm e pesam entre 16 e 32 kg. 

 

A raça padrão do United Kennel Club estabelece que os cães devem ficar entre 51 e 58 cm e cadelas entre 46 e 53 cm; a norma permite que animais individuais excedam ligeiramente esses limites.

 

O Aussie tem pelagem dupla, moderadamente longa e ondulada. O subpelo é denso e o pelo grosso; Já o pelo é curto no rosto e emplumado na parte traseira das pernas. 

 

A raça é conhecida por suas colorações únicas e padrões variáveis de pelagem, sendo dito que nenhum cão tem o mesmo "desenho" do outro. O padrão de raça permite azul merle, vermelho merle, preto sólido ou vermelho sólido, com ou sem marcas brancas e, também, com ou sem pontos bronzeados (tam).

 

Exemplos da raça podem nascer com caudas longas ou naturalmente curtas; cães de cauda longa tradicionalmente tinham seus rabos cortados para evitar acidentes, como pisões pelo gado e enroscar nas cercas enquanto trabalhava.

Atualmente, o padrão de raça permite cães de cauda longa.

Aussie e Handler

Principais Cores

Preto Sólido

Preto Sólido

Vermelho Sólido

Vermelho Sólido

WhatsApp-Image-2022-04-19-at-18.47.07-(1).jpg

Azul Merle

WhatsApp-Image-2022-03-24-at-16.10.41.jpg

Vermelho Merle

bottom of page